× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Enviar via
Ou ligue para (41) 3267-8284
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail






    Quando realizar a manutenção do ar-condicionado?
    Quando realizar a manutenção do ar-condicionado? | Mais Ar

    Quando realizar a manutenção do ar-condicionado?

    Com o calor do verão em pleno andamento, é importante ter certeza de que seu ar condicionado está funcionando corretamente. A manutenção regular do equipamento é essencial para mantê-lo funcionando eficientemente, e pode ajudá-lo a evitar reparos dispendiosos no futuro. 

     

    Mas quando você deve fazer a manutenção de seu ar-condicionado? Neste texto, revisaremos os principais momentos do ano em que a manutenção é mais importante, bem como dicas para ajudar a garantir que seu ar condicionado funcione corretamente durante todo o verão. 

     

    Com o plano de manutenção correto, você desfrutará de uma casa fresca e confortável, mesmo durante os meses mais quentes do ano.

     

    O que é manutenção de ar condicionado?

     

    A manutenção do ar condicionado é o processo de inspeção, limpeza e/ou mudança dos componentes de seu equipamento. Embora não seja necessário um cronograma de manutenção para um ar condicionado, é recomendável realizar uma inspeção e limpeza a cada seis meses. 

     

    Também é recomendável que você troque seu filtro de ar todo mês para manter seu sistema funcionando em sua condição máxima. A manutenção regular ajudará a evitar avarias nos aparelhos de ar condicionado. 

     

    Como os condicionadores de ar são projetados para serem ligados e desligados, pode ser fácil esquecer de limpá-los ou não desligá-los quando não estiverem em uso. Isto pode levar ao acúmulo de sujeira, o que encurta a vida útil do equipamento. 

     

    Se o ar condicionado estiver sujo, ele não funcionará de forma tão eficiente. Recomenda-se que a limpeza seja realizada, pelo menos, uma vez por mês, para evitar problemas a médio e longo prazo.

     

    Quando você deve fazer a manutenção de seu ar condicionado?

     

    Não há um prazo definido para a manutenção de seu ar condicionado. Normalmente, os períodos mais frequentes para a manutenção são durante o inverno e os meses de verão. No inverno, é importante limpar o ar-condicionado regularmente, para evitar acúmulo de bactérias e outros micróbios prejudiciais à saúde. 

     

    Durante os meses de verão, a manutenção pode evitar avarias, evitando que você sofra com as altas temperaturas da estação. O ideal é que o equipamento seja verificado, pelo menos, uma vez por ano durante o inverno (entre junho e setembro) e uma vez por verão (entre dezembro e março).

     

    Benefícios da manutenção regular de ar condicionado

     

    Vida útil prolongada

     

    A limpeza, inspeção e manutenção manterão seu ar condicionado funcionando por mais tempo. Os resíduos de limpeza de sua unidade também evitarão que ela fique entupida, resultando em menos desgaste da máquina.

     

    Maior conforto

     

    Manter seu ar condicionado limpo garantirá que ele esteja operando com a máxima eficiência.

     

    Durabilidade

     

    Um ar condicionado limpo durará mais e exigirá reparos menos frequentes.

     

    Economia de custos

     

    A manutenção regular do ar condicionado ajudará você a evitar reparos dispendiosos no futuro.

     

    Custos de manutenção dos aparelhos de ar condicionado

     

    O custo de manter seu ar condicionado pode variar dependendo de uma série de fatores. Um deles é o tamanho de seu equipamento. O custo de manutenção dependerá em grande parte da dimensão da unidade que você possui. 

     

    Se tiver um ar condicionado grande e central, provavelmente custará mais a manutenção, do que se fosse uma unidade menor. Os aparelhos centrais de ar condicionado são geralmente mais espessos, pesados e com um motor mais forte do que os aparelhos menores. 

     

    Os aparelhos de ar condicionado central também são mais propensos a requerer manutenção programada, principalmente porque a chance de quebrarem ou apresentarem problemas é alta.

    A Mais Ar conta com profissionais especializados para realizar o conserto e/ou manutenção de ar condicionado em Curitiba, para que você possa ficar confortável em qualquer clima. 

     

    Solicite seu orçamento agora mesmo!

    Share this post