Em estações mais quentes surge a pergunta: como arrefecer a minha casa? O mesmo também é válido para as estações mais frias, mas a pergunta inverte-se: como aquecê-la da forma mais eficaz e sem gastar muita energia? Para ambas as dúvidas a resposta é a mesma: a opção mais eficiente e que gera maior poupança é o ar condicionado – com a vantagem de garantir uma climatização eficaz ao longo de todo o ano, resolvendo dois problemas com uma só solução. Mas qual escolher?
Ambientes de climatização
Há algumas questões que deve colocar antes de tomar uma decisão: Quantas divisões quer climatizar em sua casa? E quais as respectivas áreas? Que tipos de ar condicionado existem? São simples de instalar? O ar condicionado portátil concentra numa única unidade todas as componentes. Por não exigir instalação por um técnico credenciado, pode parecer mais simples. No entanto, o ar condicionado portátil tem uma série de constrangimentos, em particular o facto de ser necessário garantir uma saída de ar para o exterior e o facto de a sua eficiência ser muito inferior face a um ar condicionado fixo.
Ou seja, no final, vai consumir muito mais energia para aquecer a mesma divisão, para além das dificuldades em manter a temperatura no interior estável.
Ar condicionado fixo
Requer uma pré-instalação de ar condicionado. As casas mais modernas já a costumam ter. Se não for o caso seu, vai necessitar de fazê-la. Isto porquê? Porque o ar condicionado fixo necessita de, pelo menos, duas unidades, uma interior e uma exterior, que estejam ligadas entre si.
O ar condicionado fixo pode, então, ser de dois tipos: mono split e multisplit. O monosplit liga uma unidade exterior a uma única unidade interior e o multisplit liga uma unidade exterior a várias unidades interiores. Se pretende climatizar apenas uma divisão, o monosplit é a solução mais indicada. Se quiser ter um ar condicionado em mais de uma divisão da casa, então é recomendado um multisplit, sendo que este pode ligar até cinco unidades interiores, ou seja, pode climatizar, com uma única unidade exterior, até cinco divisões diferentes.
Quanto mais potente for a unidade exterior, mais unidades interiores a poderá ligar. Ou seja, quando escolher o equipamento deverá ter em conta não só as necessidades atuais como potenciais necessidades futuras. A solução ideal pode passar pela combinação dos dois tipos de sistemas, mono split e multisplit. Faça uma simulação e descubra qual a melhor solução para si e para a sua casa.
Escolhendo ambientes
É muito diferente querer utilizar o ar condicionado em zonas comuns, como a sala, ou querer utilizá-lo nos quartos. Qual a área que quer climatizar em sua casa? Esta é uma das questões que deve colocar porque vai influenciar bastante a escolha. Porquê? Porque quanto maior a área que pretende aquecer ou refrigerar, maior a potência que o seu aparelho precisa de ter. Ou seja, por norma uma sala de estar, por ser maior, precisa de um aparelho com uma potência superior à de um aparelho instalado num quarto de dormir.
E não vale a pena medir a área de toda a casa: os aparelhos de ar condicionado funcionam por divisão. A localização da sua casa também influencia o dimensionamento do aparelho. Se a sua casa se localiza numa zona com grandes amplitudes térmicas, vai necessitar de um equipamento com maior potência. Considere calafetar janelas e isolar a sua casa antes de adquirir um ar condicionado.
Potência ideal
Uma das grandes dúvidas em relação ao ar condicionado a escolher é qual a potência adequada a cada casa, de forma a garantir que efetivamente consegue regular a temperatura das divisões em causa. Para isto, tem de ter em conta os BTU (British Thermal Unit, unidade térmica britânica), que são a unidade de medida que determina a potência de um ar condicionado. Quanto maiores forem os BTU de um ar condicionado, maior será a capacidade de aquecimento e arrefecimento do aparelho.
Para fazer esta conta deve ter em consideração a área da divisão, ou divisões, em questão, mas também fatores como o número de pessoas que geralmente usam essa divisão, a potência dos restantes equipamentos elétricos que estão no espaço ou o isolamento térmico. Descubra quantos BTU são necessários para climatizar a sua casa .
Instalação profissional
O ar condicionado é um sistema com requisitos específicos e que implica algum investimento, pelo que, se pretende adquirir uma solução com a máxima qualidade e segurança, deverá procurar aconselhamento profissional especializado. No nosso site, pode fazer uma simulação e descobrir qual a solução de ar condicionado ideal para a sua casa e qual o potencial de poupança.
Pode ainda pedir a visita de um técnico credenciado para um aconselhamento personalizado e ainda ver todos os preços e comprar o ar condicionado que desejar, através da nossa loja de equipamentos. E lembre-se: mesmo que o investimento inicial seja elevado, o ar condicionado é, à partida, o método mais eficaz e rentável de climatizar a sua casa.