× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Enviar via
Ou ligue para (41) 3267-8284
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail





7 principais diferenças entre ar-condicionado e climatizador
Mais Ar: diferença ar-condicionado e climatizador

7 principais diferenças entre ar-condicionado e climatizador

Para minimizar o problema do calor insuportável do verão, existem diversos equipamentos disponíveis no mercado, como o climatizador de ar e o ar-condicionado. Ambos são bastante procurados entre os consumidores de todo o país. 

Antes de adquirir um desses equipamentos é fundamental conhecê-los para saber qual será a melhor opção para sua residência. 

Climatizador de ar e ar-condicionado: O que são e para o que servem?

Para que você consiga diferenciar o climatizador de ar do ar-condicionado é importante que saiba o que é cada um e quais são suas funcionalidades. Veja abaixo:

– Climatizador de ar: equipamento que utiliza um reservatório de água com objetivo de refrescar o ambiente.
O aparelho tem como função transformar a água em micro gotículas que ao serem liberadas proporcionam o equilíbrio da umidade do ar e diminuem a temperatura do ambiente. 

– Ar-condicionado:  sistema cujo objetivo é refrigerar ambientes fechados, criando a sensação de conforto técnico.
O aparelho de ar-condicionado tem como função melhorar a qualidade do ar, umidade e controlar a temperatura do ambiente.

Para ajudá-los a entender um pouco sobre seus diferenciais e quais são os prós e contras de cada um deles, criamos um guia rápido com a diferença entre o climatizador de ar e o ar-condicionado. Confira!

Quais são as diferenças entre climatizador de ar e ar-condicionado? 

Temperatura

Uma das principais diferenças entre o climatizador de ar e o ar-condicionado está relacionado a temperatura e conforto térmico. 

O ar-condicionado resfria a temperatura do cômodo, substituindo o ar quente do ambiente para tornar o local mais agradável e fresco.

Já o climatizador de ar só refresca e ventila o ambiente, podendo ser insuficiente para dias muito quentes. 

Umidade do ar

Quando se trata da umidade do ar no ambiente que está sendo utilizado, eles também possuem uma diferença bastante notável. 

O climatizador de ar usa água em seu reservatório para refrescar o local em que estiver funcionando, podendo colocar até algumas pedras de gelo para potencializar o efeito. 

Isso faz com que ele aumente a umidade do ar, ajudando muito no dia a dia de pessoas que possuem algum problema respiratório e amenizando o desconforto causado pelos aumentos das temperaturas.

Já o ar-condicionado, deixa o ar muito mais seco, causando um desconforto devido ao ressecamento na parte interna do nariz. 

Capacidade

O climatizador de ar tem como principal objetivo refrescar e umidificar o local onde ele está fixo, desta forma, ele é indicado para ambientes médios e pequenos, dado que o seu alcance não é grande. 

O ar-condicionado pode ser adaptado para ambientes de diversos tamanhos, podendo atender as necessidades do consumidor. 

Economia

Por não ser tão potente quanto o ar-condicionado, o climatizador de ar consome nove vezes menos energia, sendo uma opção muito mais barata, viável e econômica para reduzir custos.

Já o ar-condicionado consome muito mais energia. Por isso, se você optar por esse tipo de equipamento, é essencial ficar atento ao selo Procel, pois com a letra A, garante que ele consuma a menor quantidade de energia possível.

Se ele funciona com a tecnologia inverter, que possui o funcionamento do compressor diferente dos convencionais fazendo com que ele seja mais econômico. 

Manutenção

O ar-condicionado precisa que sejam realizadas limpezas regulares nos filtros, de modo a garantir o bom funcionamento do equipamento. 

Contudo, eles precisam muitas vezes de uma assistência técnica especializada, já que são compostos por um sistema um pouco mais complexo. 

Já o climatizador de ar requer pouca manutenção, porém necessita que seja feita a limpeza básica para garantir o seu bom desempenho e uma vida útil mais longa.

Quais são as vantagens do ar-condicionado e do climatizador de ar?

Ar-condicionado:

  • Mantém a temperatura constante do ambiente, proporcionando um maior e melhor conforto térmico’;
  • Possui diversos recursos que facilitam a sua usabilidade e tornam o equipamento mais automatizado, como a função timer e sleep;
  • Possui controle de temperatura, velocidade e ângulo para saída de ar;
  • Conta com um filtro purificador, garantindo uma melhor qualidade do ar.
  • Também possui função aquecimento para quando necessário;
  • Aparelhos com maior potência.

Climatizador de Ar:

  • Consome nove vezes menos energia que o ar-condicionado;
  • Melhoram a qualidade do ar;
  • É portátil, se encaixando em qualquer ambiente;
  • É silencioso e prático;
  • Não liberar gases nem substâncias nocivas ao meio ambiente;
  • Resfriam o ambiente.

Deu para notar que ambos os equipamentos possuem diversas vantagens, por isso a escolha vai depender da real necessidade do consumidor. 

Se você notou que precisa ter um destes aparelhos, conte com a Mais Ar para fazer a Instalação e Manutenção de Ar Condicionado em Curitiba.

Entre em contato agora pelo WhatsApp e solicite seu orçamento sem compromisso!

Share this post